Início

  Conheça o SEC

  História

  Imagens

  Notícias/Boletins

  Convênios

  Sindicalize-se

  Atividades e Eventos

  Contato

 

 

 

  Convenções Coletivas

  Salário Normativo

  Quebra de Caixa

  Desconto do INSS

  Salário Família

  Seguro Desemprego


 


  Documentos para
    Homologação

  Manual do Comerciário

  Cartilha LER/DORT

  Campanhas

  Horário do Comércio

  Links

   NOTÍCIAS     

.
.

 

.

Redução da jornada sem redução de salários:


Luta incessante por vida digna


No fim do século passado imaginou-se que as tecnologias liberariam o ser humano de tanto trabalho e todos/as teriam mais tempo livre para a família, o descanso, o lazer, os estudos e para a qualificação profissional. Mas isso não aconteceu. Ao contrário, há
muito tempo trabalha-se muito mais que a jornada estabelecida em lei, especialmente quando se fala dos trabalhadores/as no comércio e serviços, que chegam a trabalhar quase 60 horas semanais, e das mulheres trabalhadoras que enfrentam tripla jornada.
As conseqüências dessa exploração já são vistas principalmente no número de trabalhadores/as doentes física e emocionalmente. Excesso de trabalho causa dezenas de problemas (estresse, acidentes de trabalho, depressão, problemas de coluna, circulação, desgaste físico e mental, Lesões por Esforços Repetitivos, problemas familiares, impossibilidade de estudar e progredir na carreira, e muito mais.
Precisamos lutar cada vez mais para a redução da jornada de trabalho sem redução de salários, pela limitação das horas extras, pelo fim do banco de horas, pelo fim do trabalho aos domingos e feriados – terrível algoz dos trabalhadores do comércio e serviços.
O Dieese realizou estudos e concluiu: a redução da jornada deve gerar mais de 2 milhões de empregos em todo país e quase 570 mil só no ramo de comércio e serviços. Portanto, é uma questão de justiça aos trabalhadores/as que enfrentam jornadas exaustivas e perigosas à saúde. É essencial estarmos mobilizados e prontos para essa luta tão importante para a classe trabalhadora e para a sociedade brasileira. A Contracs/CUT e as entidades filiadas estão e continuarão engajadas nessa luta para garantir o direito de todos e todas por trabalho e vida decente. Fonte: www.contracs.org.br. Acesse o site e saiba mais sobre o mundo do trabalho, as ações da Confederação e das entidades filiadas.

Sindicato dos Empregados no Comércio de Jaraguá do Sul  e Região
Rua Frederico Bartel, 140 - Centro - 89251-800 - Jaraguá do Sul - SC