Início

  Conheça o SEC

  História

  Imagens

  Notícias/Boletins

  Convênios

  Sindicalize-se

  Atividades e Eventos

  Contato

 

 

 

  Convenções Coletivas

  Salário Normativo

  Quebra de Caixa

  Desconto do INSS

  Salário Família

  Seguro Desemprego


 


  Documentos para
    Homologação

  Manual do Comerciário

  Cartilha LER/DORT

  Campanhas

  Horário do Comércio

  Links

   NOTÍCIAS     

.
.

 

Comerciários elegem diretoria
para novo mandato no Sindicato

Encabeçada pela atual presidente, Ana Roeder, chapa
única obteve 95,36% de aprovação dos associados

Jaraguá do Sul – A chapa única "Consciência de Classe" foi eleita com 95,36% dos votos válidos, durante as eleições sindicais para renovação da diretoria do Sindicato dos Empregados no Comércio de Jaraguá do Sul e Região, realizadas dias 4 e 5 de julho. A diretoria, encabeçada pela atual presidente, Ana Maria Roeder, foi reeleita para mais um mandato de quatro anos à frente da entidade. De um universo de 1.636 comerciários associados aptos ao voto, 1.143 compareceram às urnas, sendo que 1.090 votos foram favoráveis (sim) à chapa única e outros 52 foram contrários (não). A apuração apontou ainda um voto em branco e nenhum nulo.

A proposta do novo mandato é de "lutar por aumento real de salário, contra a abertura do comércio aos domingos e feriados, por melhores condições no ambiente de trabalho e pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais sem redução de salário". Entre as propostas estão ainda o "combate ao assédio moral e sexual no trabalho, fortalecimento da Associação dos Portadores de Doenças Profissionais (APDP), creche pública e de qualidade a todas as crianças em idade de até seis anos e ampliação das ações que visem ao lazer e integração dos comerciários, na sede campestre do Sindicato, localizada no bairro Três Rios do Norte, em Jaraguá do Sul.

Contracs presente

A comissão eleitoral foi presidida pelo secretário de Relações Internacionais da Contracs (Confederação dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT), Valeir Ertle, que considera o Sindicato dos Empregados no Comércio de Jaraguá do Sul e Região "uma entidade na vanguarda da luta". Integrante da Executiva Nacional da CUT, Valeir lembra que o sindicato jaraguaense deflagra as mesmas bandeiras de luta da CUT, citando, entre elas, "a redução da jornada, o fim do fator previdenciário e do banco de horas". Quanto à luta contra o trabalho aos domingos, Valeir lembra que alguns estados, como o Espírito Santo, por exemplo, não adotam o trabalho aos domingos e feriados e que em cidades onde não há grandes redes de lojas tem sido mais fácil conquistar esse direito aos comerciários: "Mas hoje, infelizmente, a maioria dos shoppings e supermercados, especialmente nas capitais, explora o comerciário aos domingos e feriados".

Entre as principais bandeiras da CUT Nacional, Valeir Ertle destaca a luta pelo trabalho decente - "com salário que dê condições de sustento ao trabalhador e sua família" -, o fim do banco de horas e a implantação imediata da taxa negocial, que venha a ser discutida pelas categorias em assembleia geral. Valeir defende que a taxa seja cobrada de toda a categoria, "porque a Convenção Coletiva de Trabalho beneficia a todos os trabalhadores". O secretário da Contracs lamenta que muitas entidades sindicais vêm sofrendo pressão do Ministério Público do Trabalho para que não cobrem a taxa negocial, mas reforça que "o valor é justo, desde que definido pelos trabalhadores, democraticamente".


Ivo Castanheira, Ana Roeder e Valeir Ertle

Um Sindicato importante

Para o diretor efetivo da Fecesc (Federação dos Trabalhadores no Comércio do Estado de Santa Catarina), Ivo Castanheira, que também contribuiu com a organização do processo eleitoral, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Jaraguá do Sul e Região "é importante pelo trabalho que faz pela categoria". Um exemplo disso, para Castanheira, é o número de filiados: "O Sindicato realiza o trabalho de visitas aos locais de trabalho e atendimento às reivindicações, participa de todas as atividades estaduais de interesse da classe trabalhadora, é direção da Contracs e da CUT/SC", afirma. Por isso, o diretor da Fecesc deseja "sorte ao novo mandato e que a direção continue na mesma política de organização dos comerciários".

 

Sindicato dos Empregados no Comércio de Jaraguá do Sul  e Região
Rua Frederico Bartel, 140 - Centro - 89251-800 - Jaraguá do Sul - SC