Início

  Conheça o SEC

  História

  Imagens

  Notícias/Boletins

  Convênios

  Sindicalize-se

  Atividades e Eventos

  Contato

 

 

 

  Convenções Coletivas

  Salário Normativo

  Quebra de Caixa

  Desconto do INSS

  Salário Família

  Seguro Desemprego


 


  Documentos para
    Homologação

  Manual do Comerciário

  Cartilha LER/DORT

  Campanhas

  Horário do Comércio

  Links

   NOTÍCIAS     

.
.

 

MENSAGEIRO SINDICAL - NOVEMBRO/2008

Desvio de função é ilegal

Limpar o chão e atender no balcão. Estas duas funções não combinam entre si e quem foi contratado para fazer uma coisa, não pode e nem deve fazer a outra. Acontece que este tipo de irregularidade está ficando comum em Jaraguá do Sul e Região, mas os comerciários não se deixam enganar e já estão procurando o Sindicato para denunciar os patrões que obrigam os funcionários a fazer trabalhos para os quais não foram contratados. Além de ser ilegal e imoral, impede que outra pessoa seja contratada, ou seja, é um emprego a menos. Esse tipo de coisa acontece em todos os ramos do comércio, inclusive em farmácias. Denuncie!

Creche é direito de todas

Campanha por mais creches foi lançada pela Contracs, Fecesc e seus
Sindicatos filiados, em 2003. Vamos cobrar dos eleitos o que
prometeram na campanha eleitoral

Mais um Dia das Crianças passa e, no Comércio, só se pensa no lucro gerado pela venda de brinquedos, como se criança precisasse apenas brincar. Não se houve falar em creche para estas crianças, sendo que este é um direito estabelecido no artigo 7° da Constituição Federal. Muito tem se falado na necessidade de creches mas, até agora, pouco ou nada se tem feito para que este direito sejaefetivamente exercido. Em Jaraguá do Sul e Região é do conhecimento público a falta de vagas nos Centros de Educação Infantil. Sobram crianças, faltam vagas. E, nessa situação, os pais ficam inseguros. Ou não trabalham ou se sujeitam a entregar os filhos em mãos de pessoas até bem intencionadas, mas sem a devida qualificação profissional para exercer a função de guardiã dos filhos dos outros. Creche é um direito do trabalhador e de todos os filhos menores de cinco anos. Temos que fazer valer esse direito. Vamos brigar por mais creches em nossa região cobrando dos políticos eleitos o que prometeram durante a campanha eleitoral.

Direitos iguais: obrigações também

Trabalhar é um direito, não apenas necessidade
Não é apenas o trabalhador que deve ser ordeiro e honesto.

Os mesmos valores cobrados aos empregados devem ser respeitados também pelos patrões. Infelizmente, não é isso que a gente tem visto em Jaraguá do Sul, onde há muitos casos de não pagamento de horas extras, pagamentos feitos por fora e outras formas de ilegalidades que acabam por lesar o trabalhador, que tem o seu sustento comprometido e, em conseqüência, a saúde também é prejudicada diante das injustiças cometidas pelos empregadores. O importante é cada um fazer a sua parte. Caso isso não esteja acontecendo, ligue ou venha até o Sindicato e faça a sua denúncia. Tomaremos providências. Não aceite ser explorado. Reaja.Trabalhar é um direito, não apenas uma necessidade.

Quando a esmola é demais, até o santo desconfia

Tem patrão se fazendo de bonzinho por aí. Anuncia na mídia que tem a melhor empresa para se trabalhar mas, na verdade, pouco valor dá aos trabalhadores, pois nem a lei respeita. Não aceita atestado médico, corta benefícios e massacra o funcionário com assédio moral. Que tal se esse tipo de patrão gastasse menos com propaganda enganosa e tratasse melhor aqueles que realmente são os responsáveis pela verdadeira grandeza do trabalho? A diretoria do Sindicato está alerta para esse tipo de problema e promete providências.

Licença-maternidade de 180 dias
passa a vigorar a partir de 2010

A ampliação da licença-maternidade dos quatro para seis meses não é obrigatória. Infelizmente, depende da aceitação do patrão e só vale para as grandes empresas. Apesar da licença-maternidade para seis meses representar uma vitória, ainda falta muito para que as mães possam ficar em casa com o filho o tempo necessário e indicado pelos pediatras de todo o Brasil e do mundo. A partir de 2010 as empresas passarão a contar com incentivos fiscais para conceder a extensão da licença-maternidade para 180 dias, ou seja, seis meses. O projeto foi sancionado pelo presidente Lula. De acordo com o texto, os quatro primeiros meses de licença-maternidade continuarão sendo pagos pelo INSS. Os salários dos dois meses a mais serão pagos pelo empregador, que receberá incentivos fiscais: sobre o valor bruto do salário não vai incidir o imposto patronal de 20% nem os 11% do INSS.

Sindicato faz parceria com Sesc

O Sindicato está coordenando, juntamente com o Sesc, os Jogos de Integração dos Comerciários, que acontecem no período de 2 a 30 de novembro. A intenção é democratizar o acesso ao esporte, oferecendo condições adequadas para a prática esportiva de qualidade e promover a integração entre os comerciários. As inscrições aos Torneios de Futebol Society masculino e Voleibol feminino podem ser feitas até 19 de novembro. Torneio de Society acontece dia 23 de novembro e o de Voleibol no dia 30 de novembro. O campeonato de Futsal masculino será realizado nos dias 2, 9, 16, 23 e 30 de novembro.

Audiência Pública debate Piso Estadual de Salário

O goernador Luiz Henrique da Silveira recebeu os representantes dos trabalhadores em audiência, no dia 8 de outubro, e prometeu encaminhar o debate sobre a implantação do Piso Estadual de Salário. No dia seguinte, aconteceu Audiência Pública sobre o Piso Estadual de Salário, na Assembléia Legislativa, com a presença das Centrais Sindicais, Federações e Sindicatos de Trabalhadores, entre eles o do Comércio de Jaraguá do Sul e Região.

Sindicato dos Empregados no Comércio de Jaraguá do Sul  e Região
Rua Frederico Bartel, 140 - Centro - 89251-800 - Jaraguá do Sul - SC