Início

  Conheça o SEC

  História

  Imagens

  Notícias/Boletins

  Convênios

  Sindicalize-se

  Atividades e Eventos

  Contato

 

 

 

  Convenções Coletivas

  Salário Normativo

  Quebra de Caixa

  Desconto do INSS

  Salário Família

  Seguro Desemprego


 


  Documentos para
    Homologação

  Manual do Comerciário

  Cartilha LER/DORT

  Campanhas

  Horário do Comércio

  Links

   NOTÍCIAS     

.
.

 

 

Veja o Horário Especial de Natal na
microrregião e exija seu cumprimento!

 

O Acordo de Prorrogação da Jornada de Trabalho para o período natalino foi aprovado pela categoria em Assembléia Geral ocorrida dia 21 de novembro, na sede. O documento tem força de lei. Pelo Acordo Coletivo, as duas primeiras horas extras trabalhadas serão remuneradas com adicional de 50%, e as demais, com 100%. Aos domingos e feriados o adicional também é de 100%. Para os comissionistas, a base são as comissões do mês, divididas pelo nº de horas trabalhadas, multiplicando-se pelas horas extras e acrescentando-se o valor da hora extra definido no Acordo. O tempo para almoço e descanso não poderá ser inferior a uma hora nem superior a duas. Antes de iniciar a hora extra, haverá descanso obrigatório de 15 minutos que serão computados como tempo de serviço.

Empresas que abrirem durante horário de almoço devem assegurar o transporte de ida e volta ao empregado ou fornecer alimentação adequada, além do lanche ao empregado que estiver praticando hora extra.

Na impossibilidade de fornecer almoço ao empregado, a empresa deverá pagar diariamente, e antecipadamente, valor de R$ 10,00 por dia.

O Acordo tem caráter facultativo para a empregada gestante, assim como ao estudante, desde que comprove compromisso escolar.   VEJA AS TABELAS

 

Assembléia

Apesar da polêmica em relação ao Acordo Coletivo para Prorrogação da Jornada de Trabalho no período natalino, em especial em Jaraguá do Sul, a Assembléia ocorrida dia 21 de novembro, na sede, aprovou as propostas para a microrregião. O Sindicato assumiu a negociação com o patronal e garantiu que dias 25 e 26 de dezembro, o comércio estará fechado. No entanto, em Jaraguá do Sul, os dias 26 e 31 de dezembro de 2008 poderão ser compensados em dois domingos trabalhados, pelo presente Acordo. A Assembléia também aprovou a
previsão orçamentária de 2009.

Assembléia aprovou, com ressalvas, as propostas de
prorrogação da jornada no período natalino.

 
Sindicato dos Empregados no Comércio de Jaraguá do Sul  e Região
Rua Frederico Bartel, 140 - Centro - 89251-800 - Jaraguá do Sul - SC