Início

  Conheça o SEC

  História

  Imagens

  Notícias/Boletins

  Convênios

  Sindicalize-se

  Atividades e Eventos

  Contato

 

 

 

  Convenções Coletivas

  Salário Normativo

  Quebra de Caixa

  Desconto do INSS

  Salário Família

  Seguro Desemprego


 


  Documentos para
    Homologação

  Manual do Comerciário

  Cartilha LER/DORT

  Campanhas

  Horário do Comércio

  Links

   NOTÍCIAS     

.
.

 

Movimento sindical está de luto

O movimento sindical de Santa Catarina está de luto. Em menos de um mês, perdeu dois de seus maiores ativistas. O presidente do Tribunal Regional do Trabalho, o doutor Marcus Pina Mugnani faleceu em setembro. Admirado pelos comerciários, foi ele quem conseguiu fechar o comércio na Sexta-Feira Santa, livrando os empregados da nossa categoria de trabalharem neste dia Santo. Outras tantas decisões suas beneficiaram diretamente os trabalhadores.

Segundo suas palavras, a Lei 11.603, que dá ao comerciário o direito de ficar com os familiares aos domingos e feriados, dá margens à sua interpretação, não é homogênea e, em função da independência de julgamento dos magistrados,permite decisões distintas sobre a mesma matéria jurídica. Isso, na maioria das vezes, confunde e prejudica os trabalhadores. Assim, perdemos um grande aliado na luta pela manutenção e ampliação de direitos. Doutor Marcus Pina, sua fibra, dedicação e sentimento de respeito ao trabalhador jamais serão esquecidos por todos nós.

Ainda abalados com a morte do presidente do TRT, ficamos perplexos diante de mais um falecimento, dia 5 de outubro: do advogado Clemente Mannes, um dos fundadores do PT de Jaraguá do Sul. Na área sindical sua presença foi marcante, pautada pela luta intransigente na defesa dos direitos dos trabalhadores.

A DIREÇÃO

Um abraço de saudade

Clemente Mannes morreu dia 5 de outubro, de manhã. Bem no dia da eleição. Ironia do destino, tragédia anunciada, fatalidade ou seja lá o que tenha sido, o fato é que perdemos o nosso assessor jurídico, amigo, companheiro de muitas lutas. A tristeza é profunda, mas levantamos a cabeça e vamos em frente porque é isso que ele nos aconselharia a fazer: seguir em frente, sempre, com dignidade e perseverança na lei.

Clemente Mannes viveu a vida na defesa dos trabalhadores, lutando contra as injustiças, brigando pelos mais fracos. Fez de sua vida uma história exemplar de dedicação aos objetivos e sonhos coletivos de bem-estar, segurança e prosperidade para toda a sociedade. Também não fez por menos na vida pessoal e familiar:excelente marido, pai extremoso, amigo para todas as horas, enfim, um verdadeiro líder, que sempre soube se posicionar com coerência e dignidade mesmo nas horas em que outros fraquejaram.

A lacuna deixada com a morte de Clemente jamais será preenchida, mas, de uma coisa estejam certos: vamos continuar o trabalho de Clemente, lembrando sempre com saudades daquele que sempre foi visto como um mestre/companheiro.O movimento sindical, e em especial a CUT, lamentam muitíssimo a perda deste valoroso companheiro de lutas.
Valeu Clemente. Que a paz esteja contigo! Um abraço de saudade.

Ana Roeder - Presidente do Sindicato

Sindicato dos Empregados no Comércio de Jaraguá do Sul  e Região
Rua Frederico Bartel, 140 - Centro - 89251-800 - Jaraguá do Sul - SC