Início

  Conheça o SEC

  História

  Imagens

  Notícias/Boletins

  Convênios

  Sindicalize-se

  Atividades e Eventos

  Contato

 

 

 

  Convenções Coletivas

  Salário Normativo

  Quebra de Caixa

  Desconto do INSS

  Salário Família

  Seguro Desemprego


 


  Documentos para
    Homologação

  Manual do Comerciário

  Cartilha LER/DORT

  Campanhas

  Horário do Comércio

  Links

   NOTÍCIAS     

.
.

 

Fevereiro/2010

 

Ambiente de trabalho deve ser bom

Trabalhar em local agradável, com bom ambiente emocional e com infraestrutura adequada é direito de todos os trabalhadores. Quando isso não acontece, os trabalhadores correm o risco de adoecer ou sofrer acidentes de trabalho. Entre os sofrimentos dos trabalhadores no ambiente de trabalho o assédio moral é o que mais prejudica a saúde mental das pessoas. Chefe carrasco ou colega desleal são encontrados em larga escala em todas as profissões, num verdadeiro desrespeito aos direitos humanos.

Acordo é para ser cumprido

Alguns patrões não estão pagando as horas extras feitas no período natalino, desrespeitando o acordo firmado com o Sindicato, em dezembro do ano passado. A diretoria do Sindicato alerta estes “espertinhos” e ao mesmo tempo tranqüiliza o trabalhador prejudicado pela ganância e desrespeito do patrão: “Não vamos deixar por menos. Todos que não pagarem as horas extras do período natalino serão notificados e vão pagar em dobro, mesmo que seja na Justiça”, avisa a presidente do Sindicato, Ana Roeder.

Respeito também é um direito

Os dirigentes sindicais da Contracs CUT e da diretoria do Sindicato do Comércio de Jaraguá do Sul se solidarizam com os garis de São Paulo, desrespeitados publicamente pelo apresentador do Jornal da Band, Boris Casoy. O apresentador fez comentários preconceituosos sobre os garis. Em Santa Catarina, o jornalista da RBS Luiz Carlos Prates também mostrou a cara de pau afirmando, ao vivo em seu programa de tv, que os tempos da ditadura não foram tão ruins e que era possível, na época, ser jornalista a favor da democracia e caminhar livremente pelas ruas de
Porto Alegre. Assista aos videos::
http://www.youtube.com/watch?v=PMTHhbwUAqw)
e http://www.youtube.com/watch?v=OH9znNpeFao
Foram dois exemplos de uma mídia que não queremos e não precisamos.

Diga não ao assédio moral

Quem é vítima de assédio moral ou tem doença adquirida no ambiente de trabalho deve procurar a APDP (Associação de Portadores de Doenças Profissionais), que presta atendimento ao público todas as quartas-feiras, na sede do Sindicato dos Empregados no Comércio. Ligue 3371-7001.

 

 

 

 

Sindicato dos Empregados no Comércio de Jaraguá do Sul  e Região
Rua Frederico Bartel, 140 - Centro - 89251-800 - Jaraguá do Sul - SC